Dieta líquida: Como fazer? perca a barriga em pouco tempo!

A dieta líquida pode ser a resposta se você está buscando por uma forma de emagrecer rápido. Ela é menos calórica, fácil de fazer e estimula seu organismo, por causa da alta ingestão de fibras.

Mas antes de começar a fazer, tenha mais informações sobre o que consiste, como funciona e, principalmente, faça uma visita ao seu médico ou nutricionista para saber se o seu organismo tem condições de suportar uma dieta líquida para emagrecer.

Tire suas dúvidas abaixo, veja também quais famosos já aderiram a esta modalidade e como foram os resultados para tomar uma decisão consciente.

Dieta líquida restrita: o que é e como funciona?

É preciso ter em consideração que fazer uma dieta líquida é algo temporário e com um determinado objetivo. É diferente de mudar todo o seu estilo de vida a longo prazo para ser mais saudável e evitar o efeito sanfona.

Portanto, a dieta líquida é restritiva, mas em contrapartida dura por um curto período de tempo. Seu objetivo quase sempre é acelerar o metabolismo e desintoxicá-lo, resultando no emagrecimento rápido.

A dieta líquida, também chamada de dieta líquida detox, dieta da água ou dieta líquida pastosa, não é feita à base de água, mas sim, de alimentos saudáveis em estado líquido ou triturados.

Justamente por isso é que não deve ser prolongada por mais de 5 dias consecutivos, já que o sistema gastrointestinal necessita de alimentos sólidos para trabalhar corretamente.

Outra razão pela qual a dieta líquida não deve ser estendida além deste período menciona é que, por causa da restrição de determinados alimentos, o metabolismo vai desacelerar, fazendo o organismo armazenar mais gordura para usar como fonte de energia. E aí o efeito do emagrecimento vai parar de acontecer.

Cardápio para dieta líquida: 7 dias

Tendo estes fatores em mente, pode até ter achado mais fácil fazer a dieta! Pode optar pela modalidade de 2 dias, já que passam rápido. E quando você está determinado é capaz de vencer qualquer desafio!

Então veja um exemplo de cardápio e, dentro dos grupos alimentares permitidos, opte por escolher os alimentos que mais gosta para que seja o mais prazeroso possível.

Outra dica importante é beber um copo de água sempre meia hora antes das refeições e sempre quando sentir fome.

Se quiser, pode ainda seguir este plano alimentar comendo alimentos que favoreçam o seu tipo sanguíneo.

Desjejum

Comece o dia com 1 copo de água misturado a ½ limão espremido, sem açúcar. Faça isso meia hora antes do café da manhã.

Café da manhã

Depois da água com limão que ajuda a desintoxicar, fornece vitaminas e minerais e equilibra o pH do sangue, escolha uma das opções, variando conforme as frutas que mais gostar:

Opção 1

  • Vitamina com 200 mililitros de leite de soja + 1 fatia de mamão + 1 colher de sopa de linhaça;

Opção 2

  • Suco de 200 mililitros feito com 1 laranja + 1 folha de couve + ½ maçã + 1 colher de sopa de linhaça;

Opção 3

  • Suco com 200 mililitros de melancia + 1 folha de couve + ½ pera + 1 colher de chá de gengibre.

Lanche da manhã

Mantenha as opções de suco de frutas, firme e forte:

Opção 1

  • Suco de 200 mililitros de abacaxi + 1 colher de sopa de chia;

Opção 2

  • Suco de 200 mililitros de abacaxi + folhas de hortelã;

Opção 3

  • Suco de 200 mililitros de água de coco + 1 fatia de mamão + sementes de abóbora.

Almoço

Agora você vai comer com mais consistência e agregar outros nutrientes. Faça a sopa e depois bata no liquidificador:

Opção 1

  • 4 conchas de sopa feita com batata + cenoura + brócolis + couve-flor + espinafre;

Opção 2

  • 4 conchas de sopa de abóbora + chuchu + grãos de amaranto + cenoura + couve;

Opção 3

  • 4 conchas de sopa de legumes + carne magra.

Lanche da tarde

Nessa refeição você poderá colocar um pouquinho mais de consistência usando leite ou pode permanecer nos sucos:

Opção 1

  • Vitamina feita com 200 mililitros de leite desnatado + 1 maçã;

Opção 2

  • Suco de 200 mililitros de morango + 1 folha de couve + 6 uvas Itália;

Opção 3

  • Suco de 200 mililitros de goiaba + 1 fatia de melão + 1 cenoura + 1 colher de sopa de linhaça.

Jantar

Para o jantar, repita as mesmas opções do almoço, podendo variar os legumes, carnes e sementes.

Ceia

Se ficar com muita fome, uma ou duas horas antes de dormir tome apenas água ou água de coco ou 1 copo de iogurte desnatado.

Dica: A gelatina diet, o leite desnatado, o farelo de aveia, o gérmen de trigo, a chia, o café e os chás, desde que sem açúcar, também podem ser usados para variar as opções.

Restrições e cuidados

A dieta líquida detox não é recomendada para gestantes, idosos, pessoas com hipertensão, diabetes, insuficiência renal ou em tratamento de doenças como câncer. A falta de nutrientes e de calorias poderá agravar o quadro.

Quando fala-se em dieta, incluem determinadas restrições, o que é diferente de uma reeducação alimentar, na qual o objetivo é apenas remover os alimentos que não fazem falta para suprir as necessidades nutricionais do organismo.

Por isso, se mesmo depois de consultar seu médico e iniciar a dieta, começar a sentir fraqueza, tontura, diarreia ou dificuldade de enxergar, interrompa imediatamente e retome sua alimentação normal.

A dieta líquida deve ser feita apenas 2 a 5 dias por mês e neste período evite atividades pesadas, pois o corpo estará com menos energia para gastar. Neste período, não abuse do café e não ingira bebidas alcoólicas.

Quando voltar à rotina alimentar normal, procure manter uma alimentação saudável, livre de excesso de açúcares, gorduras ruins e industrializados para que os resultados do seu emagrecimento e na sua saúde sejam preservados.

Resultados nas famosas

Se você está no grupo de pessoas que tem condições de aderir à dieta líquida ao seu estilo de vida, inspire-se com os resultados destes famosos:

A atriz Fernanda Vasconcellos é adepta da dieta, junto com uma alimentação saudável e a prática diária de exercícios físico ao longo do mês, que resultou na perda de 4 quilos.

A ex-BBB Paulinha também virou adepta da dieta que a fez perder mais de 3 quilos rapidamente.

Lily James, a atriz que interpretou a Cinderela, também fez a dieta líquida por um período de tempo para caber no vestido de gala da princesa.

Para resultados rápidos, Demi Moore e Beyoncé também já disseram ser adeptas da dieta líquida, equilibrada com uma alimentação saudável e exercícios físicos.

Alerta aos pais: planta causa morte de uma criança de apenas 5 anos

Homem quase morre e seus rins pararam de funcionar porque tomou este medicamento